Deputado Rafael Brito indicou ao prêmio os programas Cartão Escola 10 e Vem que Dá Tempo
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados escolheu, na última quarta-feira (21), os finalistas do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023, um dos prêmios mais importantes da Câmara que reconhece trabalhos ou ações que merecem destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.
Alagoas está entre os 10 finalistas com o Cartão Escola 10 e Vem Que Dá Tempo, programas que visam combater a evasão escolar, ambos implantados em 2021, pelo então secretário de Educação, Rafael Brito.
Para o deputado alagoano, as experiências exitosas de combate à evasão escolar, em Alagoas, devem ser inspiração para todo país.
“Esses programas mudaram a educação de Alagoas! Temos que levar ao MEC esses exemplos para que possamos criar um mecanismo similar para combater a evasão escolar no Ensino Médio em âmbito nacional”, reafirmou Rafael.
O Cartão Escola 10 oferece ao aluno do Ensino Médio da rede estadual bolsas retorno, permanência e conclusão. Em 2022, com um ano de implantação do programa, o número de matrículas no Ensino Médio em todo estado aumentou em 30%. Já o Vem que Dá Tempo traz de volta à escola, cidadãos que estavam longe da sala de aula há mais de 2 anos, com a oferta da bolsa de estudo pela permanência e aprovação no programa.
“Tenho certeza absoluta que sairemos vencedores na segunda etapa do prêmio. Deixo aqui meu muito obrigado a todos que colaboraram para a implantação desses programas, a todos que fazem a educação de Alagoas, aos professores mentores e gestores escolares”, declarou o deputado.
Em agosto os parlamentares se reunirão para eleger os três vencedores. A cerimônia acontecerá dia 24 de outubro.