22/10/2024 - A convite do Doutorado em Educação, Brito falou sobre os programas educacionais implementados em Alagoas quando esteve à frente da pasta da Educação
Texto: Morena Melo
Os Programas Educacionais implementados em Alagoas pelo deputado federal Rafael Brito (MDB/AL) quando esteve à frente da Secretaria de Educação se tornaram um case de sucesso que está sendo estudado pela University of Southern California. Nesta segunda-feira, 21, o deputado e atual presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso, Rafael Brito (MDB/AL), ministrou uma palestra sobre o tema.
Na ocasião, estudantes de Doutorado em Educação conheceram os detalhes sobre a implementação de iniciativas como o Cartão Escola 10, programa de combate a evasão escolar criado em Alagoas que se tornou inspiração para a bolsa permanência do Governo Federal, aprovada em janeiro deste ano, o Pé-de-Meia.
Outro programa mencionado na palestra que gerou interesse da plateia foi o Professor Mentor, que injetou R$ 120 milhões por ano em Alagoas em projetos focados no acolhimento e planejamento de carreira dos alunos, valorizando o ofício do ensino de maneira ampliada para além da relação estrita das aulas.
“Nós sabemos que ensinar vai muito além de dar uma boa aula. Vocês que muito em breve serão doutores em Educação sabem disso melhor que eu. Para dar uma aula é preciso planejamento, é preciso muito estudo prévio. Além disso, a relação de aprendizagem se torna muito mais completa e sedimentada quando esse professor consegue acompanhar o aluno para além do momento na sala de aula. É isso que o Professor Mentor propõe. Na prática, nós oferecemos bolsas para que os professores realizassem projetos de mentoria dos alunos”, explicou Rafael Brito.
Esta é a segunda vez que Brito fala aos doutorandos em Educação da University of Southern California. No ano passado o deputado também foi convidado a ministrar palestra para os estudantes de Doutorado em Educação. Quando esteve à frente da Secretaria de Educação de Alagoas, Brito criou mais de 10 programas voltados para o combate à evasão escolar e o desenvolvimento dos estudantes e professores da rede pública estadual do Estado