14/01/2025 Programa visa ampliar o acesso a profissionais qualificados nas redes públicas de ensino
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da educação, Camillo Santana, e o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito (MDB/AL), estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (14) na cerimônia de lançamento do programa Mais Professores, em Brasília.
O programa tem como objetivo fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
A iniciativa do governo federal foi comemorada pelo deputado Rafael Brito, que destacou que o programa é um passo importante na valorização dos professores, não apenas como educadores, mas também como agentes transformadores da sociedade e enfatizou a relevância do programa como um marco para o avanço do ensino público.
“Muito importante o lançamento de hoje. A valorização dessa carreira é fundamental para que a gente construa uma sociedade mais justa através da educação. O programa vai impactar a vida de mais de 2 milhões de professores em todo o país por meio de bolsas mensais para docentes que façam pós-graduação, para alunos pontuados no ENEM que estejam cursando licenciatura, desde o início do curso até a formação. Ou seja, é um programa abrangente que faz com que a carreira do professor seja mais valorizada”, comemorou Rafael.
Durante a cerimônia, foram apresentados os objetivos do programa, que incluem a criação de incentivos para atrair docentes às regiões mais vulneráveis, a promoção de formação continuada e a melhoria das condições de trabalho nas escolas públicas.
Durante o evento, foram apresentadas as ações do programa, que incluem:
Rafael Brito também enfatizou que o lançamento do Programa Mais Professores reforça a importância de ações integradas do governo federal, estados e municípios para enfrentar os atuais desafios da educação brasileira.
O evento, que aconteceu no Palácio do Planalto, também contou com a presença de autoridades, educadores e representantes de diversas instituições ligadas à educação.