Em pronunciamento no plenário, deputado Rafael Brito evidencia educação de AL

Post blog | Deputado federal Rafael Brito | Alagoas

 

No seu primeiro pronunciamento no plenário, realizado nesta quinta-feira (08/02) o deputado federal, Rafael Brito (MDB) abordou o resultado, divulgado pelo MEC e INEP, da 1ª etapa do Censo Escolar 2022, que destaca Alagoas no ranking entre os 10 estados com maior proporção de alunos da rede pública matriculados no ensino integral.

O relatório mostra que Alagoas alcançou o 6° lugar no Brasil com mais alunos matriculados em escolas de tempo integral no ensino fundamental e o 9° lugar com mais alunos do ensino médio. “Fico muito feliz de, enquanto secretário de educação, ter ampliado a oferta de vagas em tempo integral no nosso estado. Alagoas, que durante muito tempo foi um dos últimos estados do ranking em oferta de ensino integral, em nota no IDEB, alcançou números invejáveis”.

Segundo o ex-secretário, ao assumir a pasta, em 2021, Alagoas contava com apenas 62 escolas em tempo integral. No início do ano letivo de 2022, o estado passou a ofertar mais 45 unidades, totalizando 107 unidades de ensino, colocando o estado como uma das cinco maiores coberturas da oferta da modalidade no país.

O resultado do censo mostra ainda que Alagoas sai na frente de outros estados brasileiros no cumprimento meta 6 do Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei Nº 13.005/2014, que propõe que estados e municípios ofereçam educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, até 2024.

Ainda em seu discurso, o parlamentar cobrou do Congresso um posicionamento sobre o valor da merenda escolar, repassado para as escolas públicas e que há 10 anos não tem reajuste. “Gostaria que o Congresso fizesse da sua força presente para cobrar do Governo Federal, um reajuste da inflação desse período”, solicitou o deputado.

Outro pedido feito em seu discurso, Rafael propôs a criação de um programa de incentivo financeiro para todos os alunos do ensino médio. “Para quem acha que isso não funciona, trago aqui outro exemplo de Alagoas: o programa Cartão Escola 10, criado em dezembro de 2021, que paga, com incentivos financeiros, todos os alunos do ensino médio pela frequência em sala de aula e ao concluírem o 3º ano. Esse é o maior programa de combate à evasão escolar do país. No ano em que não existia o Cartão Escola 10, Alagoas formou 32 mil alunos. Já no 1º ano de funcionamento, mais de 50 mil alunos concluíram”.

O parlamentar encerrou o pronunciamento parabenizando todos os servidores da educação de Alagoas, agradeceu o apoio do ex-governador e atual Ministro dos Transportes, Renan Filho, e do atual governador do estado, Paulo Dantas que deu continuidade aos programas implantados.

CONFIRA O PRONUNCIAMENTO COMPLETO AQUI

Texto: Assessoria

 

Ver mais notícias do nosso blog

Acompanhe a minha atuação como deputado também nestas redes:

Dúvidas ou sugestões para o nosso mandato

Fale comigo aqui