04/11/2024_Programas como Cartão Escola 10, do Governo de Alagoas, e Pé-de-Meia, do Governo Federal, incentivaram a participação dos jovens de escola pública no exame
Texto: Luisa Gama
O estado de Alagoas alcançou recorde no número de inscritos, da rede pública, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) este ano. Ao todo, 37.205 concluintes do 3º ano do Ensino Médio inscreveram-se na prova, representando 100% de estudantes da rede estadual. Os dados foram confirmados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame.
Para o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista de Educação, Rafael Brito (MDB/AL), os números mostram que programas de incentivo financeiro que ofertam bolsas aos estudantes contribuem com o interesse dos jovens na conclusão do Ensino Médio e participação no Enem.
“Historicamente, desde que lançamos o programa Cartão Escola 10 em Alagoas, os números de estudantes que concluem o Ensino Médio e se inscrevem no Enem tem aumentado. E esse ano, com o lançamento do Pé-de-Meia, também tivemos um crescimento significativo. Isso mostra o impacto positivo dessas políticas que incentivam os estudantes”, comemora.
Pé-de-Meia
Inspirado no Cartão Escola 10 de AL e lançado este ano pelo governo federal, o programa Pé-de-Meia oferta bolsas mensais em troca de 80% de permanência em sala de aula e poupança no final do ano letivo aos estudantes de famílias inscritas no CadÚnico. Além desses incentivos, o estudante do 3º ano do Ensino Médio também recebe R$ 200 pela participação no Enem.
De acordo com dados do Inep, 94% dos concluintes do ensino médio da rede pública do Brasil se inscrevam este ano no exame, um aumento de 36% em relação a 2023. Segundo o deputado Rafael Brito, criar estratégias para incentivar a participação do jovem no Enem tem que ser prioridade da bancada da educação no Congresso.
“Desde o antigo governo, observamos uma queda no número de inscritos no Enem, e a pandemia agravou ainda mais esse quadro por conta da evasão escolar. Temos que pensar, cada vez mais, em estratégias que incentivem os jovens a participarem da prova. A isenção da taxa de inscrição para estudantes da rede pública, a gratuidade no transporte desses jovens nos dias da prova e a bolsa do Pé-de-Meia para concluintes que participaram dos dois dias do Enem este ano são exemplos dessas ações”, explicou.
Políticas de incentivo de sucesso
Criado em 2021pelo então secretario de educação de Alagoas, Rafael Brito, o Cartão Escola 10 ganhou destaque nacional ao servir de inspiração para o programa do governo federal Pé-de-Meia. Em dezembro de 2022, o deputado Rafael Brito foi convidado para integrar equipe técnica da educação do grupo de transição do governo Lula e compartilhou sua experiência com o programa Cartão Escola 10.
“Os resultados positivos que obtivemos no nosso estado me levou a fazer parte do grupo de transição. Ampliar essa política para estudantes de todo Brasil foi uma promessa da minha campanha e conseguimos já no primeiro ano do nosso mandato. Uma conquista importantíssima para a nossa educação e, tenho certeza, que já estamos colhendo frutos.